terça-feira, 31 de julho de 2012

Você conhece o VW Type 181?

800px-Vw_181_v_sst

O Volkswagen Type 181 "Kurierwagen", popularmente conhecido como Trekker (viajante) no Reino Unido, Thing (coisa) nos EUA e Safari no México, é um pequeno veículo militar produzido pela Volkswagen de 1969 a 1983, embora as vendas a civis tenham cessado em 1980. Foi construído sobre a plataforma do Fusca, e foi a continuação e evolução natural do Kübelwagen, utilizado pelos militares alemães na Segunda Guerra Mundial. Curioso sobre a História desse VW então clique em leia mais…

jeff-181

Nos anos 1960, vários governos europeus começaram um projeto conjunto para o desenvolvimento do Europa Jeep, um veículo leve, anfíbio, 4x4, que pudesse ser produzido em massa e utilizado pelas forças armadas e oficiais desses países. Seu desenvolvimento entretanto se provou custoso, e o governo alemão precisava de uma solução provisória enquanto o Europa Jeep estivesse sendo desenvolvido. A situação ficou mais urgente quando o DKW Munga, utilizado até então pelo exército daquele país, saiu de linha.

DSC_0001

A Volkswagen (dona da DKW) foi então procurada. Embora a firma de Wolfsburg tivesse sido convidada (e declinado) para tal projeto ainda nos anos 1950, a então nova administração viu no projeto algum potencial no mercado civil: consumidores mexicanos desejavam um veículo que enfrentasse estradas rurais melhor do que o Fusca (um campeão de vendas no México na época), e nos EUA versões artesanais do Fusca (Bajas, gaiolas, etc.) faziam grande sucesso como offroads. A VW imaginou que uma versão mais robusta e despojada do Fusca atrairia muitos desses compradores, ao mesmo tempo que o aproveitamento de peças e plataformas na produção do carro reduziria os custos e maximizaria o lucro.

volkswagen-type-181-11

Aprovado o projeto, em 1968 16 protótipos já haviam sido produzidos na fábrica de Wolfsburg. Em setembro de 1969, na Feira de Frankfurt, o VW Type 181 foi apresentado como a evolução moderna, um pouco maior e mais pesada do Kübelwagen da Segunda Guerra. Assim como o Typ 82, o Type 181 usou a mecânica e chassis do Fusca - na verdade o chassis reforçado e os painéis de fundo mais largos vieram do Karmann Ghia, mas tais componentes nada mais eram do que uma versão levemente atualizada e reforçada dos utilizados no Fusca; a caixa de redução, transmissão, eixo traseiro e lanternas vieram da Kombi. O motor (originalmente 1,5l), embreagem, instrumentos, tanque de gasolina e caixa de direção vinham direto do Fusca de produção.

DSC02541

A caixa de redução no eixo traseiro aumentava a altura do chão, e ajudava na tração. Vinham da Kombi até 1973, quando revisões da plataforma eliminaram esta configuração. Reforços na carroceria garantiam rigidez torsional. Os freios eram a tambor nas quatro rodas, o suficiente para parar o carro. A capota era impermeabilizada com PVC, com janelas em acrílico. O para-brisa se dobrava para frente, e com duas presilhas era novamente fixado na posição vertical. Abaixo do estepe, no compartimento dianteiro, ficava o aquecedor interno. Os rústicos bancos eram completamente rebatíveis, o que criava mais capacidade de carga.

Hoodride_Thing

Situava-se na faixa de preço acima do Fusca e abaixo do Karmann-Ghia. Custava na época 8.500 marcos na versão básica, e um diferencial auto-blocante custava 435 marcos à mais.

003

Várias versões específicas para algumas regiões foram fabricadas durante a produção do 181, como a "Acapulco Thing" (coisa de Acapulco), originalmente produzida para o hotel Las Brisas em Acapulco. Estribos, estofamento especial e esquemas de cores, além de uma capota estilo carruagem, eram partes do modelo. Os Acapulcos são facilmente identificáveis pelo seu esquema de cores listrado, e eram vendidos nas cores branca e laranja, amarelo e branca, verde e branca, e azul e branca. A versão com volante no lado direito foi chamada de 182.

Volkswagen_Type_181

O 181 se tornou um artigo semi clássico, muito em parte devido ao seu estilo anguloso, que não deixa dúvidas quanto ao seu propósito utilitário. As portas saem sem o uso de ferramentas, e o para-brisa dobra para frente, tal qual o Jeep. O interior é o exemplo perfeito de forma seguindo a função, e suas portas de aço pintadas e bancos planos divididos ganharam com um tempo um ar de beleza industrial pós-moderna. O Volkswagen 181 figura em episódios dos Simpsons que apresentam Patty e Selma, e Dark Helmet dirige um 181 que levita no filme Spaceballs. Em 2007 a Matchbox lançou um 181 amarelo com a configuração standard.

Em 2009 a Hot Wheels lançou um modelo "preparado" do VW 181 em bronze com o teto preto. O personagem de Drew Barrymore no filme Como se fosse a primeira vez dirige um 181 1973 amarelo. O personagem de Sandra Bullock recebeu aulas de direção em um 181 amarelo no filme Velocidade Máxima 2.

img_195077278_1334503912_abig

Os preços atuais nos EUA giram em torno de US$ 3.000 por um carro "restaurável", e mais de $15,000 por um exemplar em bom estado.

4757461420_3306e79e2d

No primeiro episódio da quinta temporada do programa Pimp My Ride, um velho e gasto "Coisa" foi restaurado e customizado com um jacaré falso, interior em pele de cobra, motor de 200cv e um terrário personalizado. Da mesma forma, em um episódio de Overhaulin', durante a restauração de um Corvette Sting Ray, a equipe restaurou também o VW 181 do "informante", para surpresa desse último.

30883960001_large

O senador estadunidense Richard Burr, republicano da Carolina do Norte, possui um modelo 1974.

Mais Informações e referencias a nossa grande amiga Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário